RESULTADOS E DESTAQUES

Números do evento

Entrada do evento_1-resizedEntrada do evento_2-resized

Com cerca de 130 expositores participantes, a edição 2016 do ENACAB recebeu 20,8 mil visitações qualificadas durante seus três dias de duração e gerou aproximadamente R$ 20 bilhões em negócios. Nesta edição, em que o número de dias do evento foi reduzido de quatro para três, as visitações por dia sofreram uma pequena queda em relação ao ano anterior. Contudo, em um ano que ainda sofre os efeitos de uma desaceleração econômica, os resultados foram considerados bons por diversos expositores que fizeram novos contatos e iniciaram negociações que vão impactar positivamente suas empresas no segundo semestre. Para a realização do evento foram investidos aproximadamente R$ 21 milhões e foram gerados cerca de 3.000 empregos.

 

Coletiva de imprensa

Resultados do setor no primeiro semestre

Coletiva de imprensa_2-resizedColetiva de imprensa_6-resized

Pela manhã, antes da Sessão Solene de Abertura do ENACAB, foi promovida uma coletiva de imprensa com as presenças do presidente da ABAD, José do Egito, e da ADASP, Sandoval de Araújo, que falaram sobre a realização da feira em São Paulo e sobre os números do setor.

Segundo a ABAD, o setor atacadista sinaliza recuperação e fecha semestre praticamente estável, com crescimento real em junho de 4,14% em relação a maio, segundo a pesquisa mensal Banco de Dados. O levantamento mostrou crescimento real de 2,26% sobre junho de 2015 e projeção para o mês de julho aponta crescimento nominal de 9,12% acumulado em sete meses. Os dados embasam expectativa de crescimento de até 1% até o fim do ano.

 

Foco no Varejo de Vizinhança

Durante a coletiva de imprensa, o Diretor de Varejo da GfK, Marco Aurélio Lima, apresentou uma pesquisa sobre o desempenho do pequeno varejo. Entre os dados divulgados, o registro de que o pequeno varejo de alimentos está mais competitivo e faturou 7% mais em 2015 na comparação com o ano anterior. O melhor desempenho foi o das lojas de quatro checkouts, que cresceram 12,3% em relação a 2014.

 

Eleição da Nova Diretoria

José do Egito e Destro-resizedEleição nova diretoria_1-resized Eleição nova diretoria_2-resized Eleição nova diretoria_3-resized

Completado o mandato de dois anos e prorrogados por mais dois, chegou ao fim o período do presidente José do Egito Frota Lopes Filho na presidência da ABAD. Em eleição realizada na manhã de quarta-feira, foi escolhido por aclamação o vice-presidente da entidade Emerson Luiz Destro como sucessor de José do Egito, para o mandato do biênio 2017-2018.

Com isso, Emerson Destro passa a ser também o presidente do Instituto ABAD, enquanto sua esposa Alexandra de Oliveira Destro assume como nova Representante Nacional do Instituto ABAD.

Também foi eleita nesta data uma nova diretoria para o grupo ABAD Jovens e Sucessores, que passa a ser presidido por Juscelino Junior, das distribuidoras Nossa e Labelle.